O ex-presidente Lula cancelou a vinda a Manaus, que aconteceria no início de novembro, quando anunciaria seu apoio ao candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT). A decisão jogou um balde de água fria nos planos de campanha do Partido dos Trabalhadores em Manaus.

Desde o início de outubro, José Ricardo afirmava que Lula viria a Manaus para declarar seu apoio na corrida eleitoral. Porém ontem à tarde, o ex-presidente cancelou suas viagens pelo Brasil, alegando risco de contaminação pelo coronavírus.

Com a decisão de Lula, José Ricardo perde um importante cabo eleitoral, que ajudaria o PT a chegar ao segundo turno da eleição. Vale lembrar que José Ricardo está tecnicamente empatado com os candidatos David Almeida e Ricardo Nicolau, disputando uma vaga no segundo turno contra Amazonino Mendes.

Os números que apontam empate técnico foram revelados ontem numa pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva.

Embora não venha a Manaus, Lula prometeu a José Ricardo gravar vídeos que serão usados no horário eleitoral gratuito.

Por meio da assessoria de imprensa, José Ricardo confirmou que o ex-presidente não participará de comícios e reuniões em Manaus, mesmo assim o candidato pretende usar fotos e vídeos de Lula na campanha eleitoral.