O ex-deputado Luiz Fernando Nicolau, pai de Ricardo Nicolau, deixa um grande legado na saúde e na política do Amazonas.

Faleceu hoje à tarde, por volta das 14h, o ex-deputado federal e fundador da rede hospitalar Samel, Luiz Fernando Nicolau, de 74 anos. De acordo com informações, o médico estaria internado há 15 dias, no hospital da família, para tratamento do Covid-19.

Na semana passada, a piora no estado de saúde levou  Luiz  Fernando a ser entubado. Hoje à tarde, o médico teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, vindo a falecer às 14h.

Luiz Fernando Nicolau é pai do vereador Hiram Nicolau e do deputado estadual Ricardo Nicolau, que concorreu à prefeitura de Manaus no último domingo (15). Patriarca de uma família tradicional de Manaus, Dr. Luiz deixa além de um grande legado, sete filhos e oito netos.

Carreira

Filiado ao PSD. Dr. Luiz Fernando Nicolau era carioca, mas em Manaus que fez sua história. Cursou Medicina na Universidade Federal do Amazonas e formou-se em 1973 e, depois de uma pós-graduação em administração hospitalar, cursada dois anos depois no Instituto São Camilo, em São Paulo, decidiu fundar, em 1976, o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um pequeno prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Naquele endereço foi erguida a Samel, que se tornou a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

A popularidade entre os pacientes levou o médico a ingressar na política, sendo eleito deputado estadual em 1986.

Dois anos depois, em 1988, tornou-se presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas. À convide do então governador do Estado, Amazonino Mendes, se licenciou do Legislativo para se dedicar à secretaria de Saúde, onde permaneceu por dois anos.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e, quatro anos mais tarde, foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos, um recorde para aquela época.

Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal, tornando-se uma das personalidades políticas mais influentes do Amazonas.

Em 2016, recebeu o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa (Aleam).

Além do grupo Samel, o médico criou o Pró-Saúde, que atende milhares de pessoas de baixa renda a preços populares.

Nota de pesar

O Portal A Repórter lamenta profundamente a perda da grande personalidade representada pelo Dr. Luís Fernando Nicolau, que deixa um legado e consagra sua história na saúde e na política do Amazonas e se solidariza com a dor dos familiares que nesse momento sentem a grande perda.