Manaus foi a primeira cidade do Amazonas a retirar as doses da vacina contra a dengue. A distribuição começou nesta quinta-feira (15) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). A capital ainda não tem data para aplicar a vacina, enquanto as prefeituras de Mato Grosso do Sul e Goiás já iniciaram a vacinação em crianças.
As cidades da região centro-oeste do Brasil já começaram a aplicar a vacina contra a dengue, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS). Os municípios de Goiás começaram a vacinar as crianças de 10 e 11 anos nesta quinta-feira. Em Campo Grande, cidade do Mato Grosso do Sul, a vacinação começou no domingo (11). A cidade recebeu 24.639 doses do Governo Federal.
Em Manaus, ainda não há data para que a vacinação comece, mas o município foi o primeiro das 12 cidades do Amazonas que aplicarão a vacina a retirar as doses enviadas pelo MS. Antes da prefeitura, que tem a responsabilidade de definir a aplicação da vacina, abrir a campanha para o público alvo na capital do estado, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde precisam passar por um treinamento para manusear corretamente o imunizante. Este processo é aplicado todas as vezes que uma nova vacina entra na rede pública, como é o caso da ‘Qdenga’.
A vacina será destinada, neste primeiro momento, a crianças de 10 e 11 anos, conforme definiu o Ministério da Saúde. A vacinação vai ser dividida em duas doses, a primeira e a de reforço. O intervalo entre elas é de três meses.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) começou hoje a distribuição das 78.760 doses enviadas pelo MS. A vacina chegou ao Amazonas no sábado (10) e a retirada para os municípios precisa ser agendada junto à fundação através da Gerência de Imunização.
Além de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea também vacinarão as crianças.






