Manaus | 4 de junho de 2026 | 16:49:01

Dina Boluarte assume a Presidência do Peru; acompanhe

Até então vice-presidente do Peru, Dina cobre a vacância deixada por Pedro Castillo, após ser destituído pelo Congresso e preso.

A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, assumiu a Presidência do país nesta quarta-feira (7/12). A advogada cobre a vacância deixada por Pedro Castillo, após ser destituído pelo congresso peruano e preso logo em seguida.

Também nesta quarta-feira (7/12), o Congresso do Peru aprovou pedido de impeachment contra o então presidente, após anúncio de golpe de estado. Castillo tentou dissolver o Congresso e instituir estado de exceção.

O parlamento, por sua vez, em sessão de urgência, votou a destituição de Pedro Castillo. A aprovação do impeachment contou com o apoio de 101 deputados. Outros seis votaram contra e houve 10 abstenções.

A destituição teve o apoio da então vice-presidente peruana, Dina Boluarte. Mais cedo, em uma publicação no Twitter, a advogada afirmou que rejeita a decisão de Pedro Castillo de “perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso”.

Dina referiu-se à medida adotada por Castillo como um golpe, e considerou que pode agravar a crise política e institucional que atinge a sociedade peruana.

Acompanhe a posse de Dina Boluarte:

https://youtu.be/IiqFoM6bxas

Pronunciamento em TV aberta

A aprovação do impeachment ocorreu após Pedro Castillo empreender um golpe de Estado, no qual tentou dissolver o Congresso e instituir estado de exceção, também nesta quarta-feira (7/12).

O pronunciamento do presidente, em televisão aberta, ocorreu horas antes da sessão na qual o pedido de destituição mais recente seria votado, primeira etapa de um novo processo formal para retirá-lo do governo.

No discurso, Castillo anunciou que vai instaurar um governo excepcional de emergência, convocar novas eleições para o Congresso e elaborar outra Constituição em até nove meses.

Também ficou estabelecido toque de recolher entre 22h e 4h, no horário local, e a obrigatoriedade de devolução de armas ilegais, sob pena de prisão.

Fonte: Metrópoles

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens