Se o plano é manter o ritmo de emagrecimento durante a temporada mais quente do ano, confira 8 dicas para usá-la a seu favor.

Antes de mais nada é necessário saber: para que você emagreça no verão, ou em qualquer outra época do ano, é preciso manter um déficit calórico. Mas, afinal, o que isso significa? Nada mais é do que o estado em que nosso organismo se encontra quando consumimos menos energia do que gastamos.
Isso porque, todos os alimentos possuem calorias. Uns menos e outros mais. Por outro lado, qualquer atividade física que você realize vai auxiliar o corpo a gastar essas calorias. Quanto mais intenso for o exercício, maior será o consumo. Portanto, à grosso modo, é correto afirmar que ingerir pouca comida e realizar bastante exercício fará com que você emagreça no verão.

No entanto, é preciso ressaltar que apostar em dietas agressivas e exagerar na intensidade das atividades pode ser prejudicial para a saúde. E costuma, inclusive, ter efeito reverso. Causando compulsões que te impedem de queimar o excesso de gordura corporal.
Sem falar que nessa época do ano muitos estão em período de férias ou de lazer. E, convenhamos, agora não é hora de impor grandes restrições. Por isso, para que você emagreça no verão, de maneira saudável, leve e tranquila, a nutricionista Juliana Adrien Neves Pastori, separou alguns truques importantes. Confira:

Ande sempre com uma garrafa de água;

Faça águas saborizadas: ervas frescas, frutas picadas, gelos de frutas e especiarias são ótimas opções;

Evite bebidas alcoólicas, pois elas aumentam o risco de desidratação;

Escolha sempre os alimentos naturais, frescos e de fácil digestão;

Água de coco, sucos naturais sem açúcar e chás também são alternativas para hidratação;

Fuja de alimentos gordurosos e condimentados, preferindo os preparados na hora;

Cuidado com alimentos perecíveis expostos por um longo período à temperatura ambiente;

Invista em cinco a seis refeições pequenas ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo.

Emagreça do verão – bônus

“O ponto de partida para se preparar para o verão é aumentar a ingestão hídrica para se manter adequadamente hidratado. É indicado, também, dar preferência pela ingestão de alimentos mais leves e saudáveis, melhorando, assim, a energia e o bem-estar. Ao contrário do inverno, no verão nosso corpo precisa de uma menor quantidade de energia, e consumir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar o seu funcionamento”, finaliza Juliana.

Fonte: Sport Life