Se você deseja entrar em forma, a dieta de recomposição corporal pode ser uma boa alternativa. Ela é bastante procurada.

Se você deseja entrar em forma, a dieta de recomposição corporal pode ser uma boa alternativa. Ela é bastante procurada por quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, algo não tão fácil de ser conquistado.

O treinador e assessor esportivo Leandro Twin destaca um método eficiente que pode te ajudar a realizar a dieta de recomposição corporal com sucesso, atingindo seus objetivos em até 4 ou 5 meses.

Como fazer a dieta de recomposição corporal

Twin reforça, no entanto, que a dieta pode não funcionar com todos. “Indivíduos que estão em níveis intermediários ou avançados dificilmente irão conseguir fazer uma recomposição corporal constante e de longo prazo”, explica.

Para as pessoas nessa situação, o treinador recomenda separar o processo em duas etapas: de bulking (quando a quantidade de calorias ingeridas é maior do que a gasta pelo organismo) e cutting (quando se consome menos calorias do que o organismo gasta no dia).

Mas, isso não é obrigatório. “Você não precisa dividir necessariamente em bulking e cutting, você pode começar uma dieta com mais calorias e vir diminuindo para que essa troca venha acontecendo de uma maneira menos setorizada”, complementa.

Twin dá um exemplo prático: “Podemos começar uma dieta com 2g/kg de proteína, 4g/kg de carboidrato e 1g/kg de gordura. É uma quantidade que para a maioria das pessoas beira o superávit calórico. Se a cada semana nós retirarmos 0,2g/kg de carboidrato sem mexer nas proteínas e gorduras, ao longo de 20 semanas estaríamos com o carboidrato zerado”.

Ele explica que, dessa maneira, no primeiro mês teríamos um ganho de massa muscular e uma estabilização da gordura corporal. No segundo e terceiro mês, teríamos um momento mais focado na perda de gordura corporal, mas de forma ainda não muito acelerada. E no último mês, seria algo bem apertado, gerando uma grande perda de gordura corporal.

“Você não precisa seguir as 20 semanas, você pode parar antes caso o percentual de gordura já esteja adequado ou também se as calorias estiverem muito baixas a ponto de ficar insustentável. Normalmente, as pessoas vão finalizar dessa maneira entre 16 e 18 semanas. No final dos 4 ou 5 meses nós temos uma recomposição corporal muito bacana”, finaliza.

Com informações do treinador Leonardo Twin