Além das massagens tradicionais e banhos clássicos, alternativas de SPA e hotelaria oferecem experiências para elevar bem-estar e beleza.

Além de marcar uma nova data no calendário, a chegada do fim de ano traz consigo as sensações de renovação de um ciclo. Após anos como os últimos, o convite a recomeçar pede por um período de conexão consigo e de relaxamento: depois de tantas perdas, lutos e desafios.

Conhecido como turismo wellness, ou de bem-estar, a proposta de priorizar o relaxamento nas viagens estava em alta antes mesmo da pandemia. Mas, com a conjuntura global, a tendência recebeu o empurrão que precisava para se consagrar, de vez, como máxima de autocuidado.

Quando o assunto é uma imersão em comodidade, opções de hotelaria no Brasil oferecem experiências um tanto “diferentonas”: esqueça a massagem tradicional e o clássico banho quente.

Para se reconectar e preparar-se para mais uma virada de ano, confira uma seleção de opções que vão elevar à décima potência seu momento de relaxamento, criar lembranças memoráveis e renovar as energias para 2022.

Como os alquimistas

Antes de recorrer às fórmulas fixadas nas prateleiras, apaixonados por beleza e bem-estar recorriam ao jardim e aos campos em busca do potencial das ervas e outros compostos naturais para garantir a saúde da pele, do corpo e da mente.

Em uma experiência personalizada e de retorno às origens, os visitantes do SPA Six Senses, no hotel Six Senses Botanique, em Campos do Jordão (SP), podem se familiarizar com a cosmetologia. Imerso na natureza, o tratamento Jornada do Alquimista oferece a experiência sensorial de produzir os próprios produtos de beleza.

Sob a supervisão do head de sustentabilidade Fernando Brugnera, os novos “alquimistas” desfrutam de um passeio pelos jardins da propriedade e aprendem a identificar e colher os insumos que serão utilizados no preparo do material para a experiência de wellness.

Com os compostos em mãos, retornam para produzir os próprios esfoliante corporal, incenso, vela aromática, lipbalm e hidratante, construídos apenas por ativos orgânicos colhidos na hora. As criações são utilizadas na terapia que inclui flutuação, esfoliação e termina com uma massagem com uso de tigelas tibetanas.

Tempero da casa

Colocar algumas rodelas de pepino nos olhos ou investir em óleos de hidratação natural para dar mais brilho e nutrição aos fios. Além de lugar cativo no cardápio, alguns alimentos viraram queridinhos da indústria de cosméticos, beleza e bem-estar.
Em SPAs ao redor do país, alimentos típicos ou particularidades naturais dão o tom aos tratamentos de beleza: seja em formato de óleos hidratantes, como é o caso do óleo de dendê no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, a 60 km do aeroporto de Salvador (BA), ou de areia rosa, que colorem com nuances inusitados algumas praias de Búzios (RJ), onde fica o Insólito Boutique Hotel & Spa.

Banho de dendê

O Elemento Praia do Forte do Anantara SPA, no Tivoli Ecoresort, usa os benefícios da máscara corporal de dendê combinada com óleo aquecido e pindas de ervas e especiarias — trouxinhas de algodão com produtos terapêuticos em seu interior.

A escolha do ingrediente usado em pratos com frutos do mar, em um sabor típico do estado, é um óleo com propriedades bactericidas e um potente antioxidante, rico em vitamina E. Ele também protege do envelhecimento precoce e atua no combate às rugas e linhas de expressão.
O tratamento começa com a aplicação da máscara com o dendê, que é removida com sal grosso. Em seguida, o visitante recebe uma massagem com óleo aquecido e as pindas, confeccionadas no próprio SPA. A experiência termina com um banho de ervas aromáticas, o clássico banho de folhas da Bahia.

Do Cerrado à Amazônia

O Amazonian Spa, dentro do hotel Hilton Morumbi, utiliza sabores de outros cantos do país como parte da composição dos tratamentos. No Abhyanga zen pequi, a mistura do fruto do cerrado com óleos de castanha e maracujá compõe uma massagem terapêutica. Já o fruto do norte, cupuaçu, complementa a massagem relaxante Sueca Cupuaçu.

Areias coloridas

Som do mar, brisa da praia e contato com a natureza. As propriedades relaxantes do ambiente que circunda o Insólito Boutique Hotel, em Búzios (RJ), foram incorporadas às propostas do SPA — inclusive, um ingrediente típico e um tanto inusitado.

A areia rosa natural da região, rica em minerais, é usada na esfoliação com difusores elétricos e óleos essenciais. O principal diferencial do SPA são as salas de tratamento que estão localizadas na encosta da Praia de Ferradura, todas envidraçadas com vista para o mar.

Propriedades terapêuticas

Conhecido pelas águas termais, o Grande Hotel Termas de Araxá, na cidade do Alto Paranaíba (MG), oferece imersões em águas com propriedades radioativas e sulfurosas, características da região.

A propriedade, conhecida por ser o maior castelo no Brasil, abriga piscinas de águas de origem vulcânica. Entre as opções, o banho sulfuroso é esfoliante, e tem propriedades sedativas, antiinflamatórias, ajuda no controle da oleosidade e promove a renovação da pele.
A água radioativa é rica em gás radônio, e contribui para acelerar o metabolismo e ativar a circulação. O banho é aliado a outros compostos como essências, óleos essenciais e espumas hidratantes, em uma imersão em propostas de relaxamento.

 

Fonte: Metrópoles