Além de belas praias, o território brasileiro tem opções para aproveitar as baixas temperaturas. Veja uma seleção de roteiros para a época.

Se esse friozinho dos últimos dias despertou seu desejo de relaxar num ambiente devidamente estruturado para curtir o inverno, esse post é para você. Afinal, apesar de ser um país tropical, o Brasil é enorme e conta com as mais variadas paisagens e destinos para todos os gostos. E, assim como belas praias, temos também incríveis opções para curtir o frio, cada vez mais preparadas para receber e encantar os turistas. Dá até para ver neve, se tiver sorte!

Cidades com clima ameno, cercadas por natureza e montanhas são uma excelente pedida para viajar no inverno, tomar um vinho e curtir uma noite pertinho de uma lareira. Nada mais revigorante do que fazer uma pausa para conhecer uma cidade diferente e relaxar apreciando novas paisagens!
Os destinos de inverno costumam ficar mais cheios durante a estação, é claro, em especial no mês de julho, que também corresponde ao período de férias escolares. Como esses destinos ficam mais cheios no inverno, esse também é o período de alta temporada em muitas cidades.
Se você quer evitar preços altos e muita gente nas atrações, uma boa dica para viajar para destinos de inverno é evitar os fins de semana e aproveitar meses como maio e junho, fim de agosto e setembro, quando as cidades podem estar mais vazias e até com preços melhores nas acomodações.
Outra dica que vale a pena é se atentar às cidades vizinhas daquele destino de inverno que você quer visitar, que podem oferecer uma experiência bem legal e preços muito mais camaradas nas acomodações.
Sem mais delongas, vamos às 20 sugestões de destinos no Brasil para curtir o frio!

1 – Diamantina, Minas Gerais

A cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: A Estrada Real. Por muitos anos esquecida pelos visitantes, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e desde então busca novos rumos para o turismo. Cada dia mais movimentada, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII.
Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Eles são palco do maior espetáculo local: a Vesperata. O show reúne dezenas de instrumentistas que emocionam os visitantes em interpretações musicais sob comando de um maestro em meio ao público.

2 – Domingos Martins, Espírito Santo

O município de Domingos Martins faz parte da região das Montanhas Capixabas e abriga belas paisagens montanhosas, com um clima ameno. A região foi colonizada por italianos e alemães e sua gastronomia oferece excelentes pratos. A área é ótima para quem buscar ar puro, quer ver cachoeiras, fazer trilhas e conhecer pequenos negócios de produtores locais, que vendem queijos, cafés e licores produzidos por lá. Vale a pena reservar um dia para conhecer o Parque Estadual de Pedra Azul, uma que se destaca entre outras montanhas e parecer ter um lagarto tentando subí-la.

3 – Monte Verde, Minas Gerais

Boa dica para quem busca um destino com clima ameno e nas montanhas, Monte Verde está em Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, sendo uma boa opção de destino de inverno a partir da capital paulista. A distrito, que é parte da cidade de Camanducaia, tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranquilidade. É um excelente destino para casais e para quem quer encontrar uma cidade com boa estrutura, já que por lá você encontra bons hotéis e pousadas.

4 – Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades.

5 – Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de 2 h de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha.

6 – Guaramiranga, Ceará

Destino de frio no Ceará? Pois é, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará, mas alguns destinos de clima mais ameno são uma boa pedida para fugir do calor forte da região e um deles é Guaramiranga. A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, que tem visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o próprio nome indica, oferece trilhas na natureza. Outra dica no Ceará, mas bem mais distante da capital, é Ubajara, onde fica o Parque Nacional de Ubajara.

7 – São Bento de Sapucaí, São Paulo

Boa dica para quem quer fugir do ritmo da capital paulista mas sem a badalação de Campos do Jordão, São Bento de Sapucaí é um destino tranquilo, com bons preços e menos agito que sua cidade vizinha. A cidade, que está na Serra da Mantiqueira, é uma boa pedida para fazer turismo rural, visitar pequenos produtores locais, admirar o trabalho de artesãos locais, conhecer a Pedra do Baú, grande atração da cidade ou a Pedra do Bauzinho, uma formação de menor porte e acesso mais simples.

8 – Teresópolis, Rio de Janeiro

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro e a cerca de 50 km de carro Petrópolis, sua vizinha mais badalada, Teresópolis oferece imersão na natureza e ótima gastronomia. A cidade costuma ficar mais animada nos fins de semana, quando chegam por lá os visitantes cariocas, e é uma boa dica para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas, como os trekkings do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Para quem busca paisagens montanhosas, mirantes, quer admirar belas flores ou cachoeiras, é um destino super bacana!

9 – Curitiba – Paraná

A capital paranaense é a maior cidade dentre as nossas sugestões e não poderia deixar de estar aqui, já que é a capital mais fria do Brasil. Curitiba tem uma ótima estrutura e pode ser uma boa ideia para quem prefere um destino de maior porte, com direito a hotéis de excelente qualidade e grande variedade de restaurantes para jantar. Organizada e limpa, a cidade é uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.

10 – Urubici, Santa Catarina

Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil e se você gosta de temperaturas extremas, pode ser esse seu lugar para as férias de inverno! Viajando ao local você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.

 

Com informações do site Melhores Destinos