Manaus | 7 de agosto de 2026 | 01:52:41

David Almeida afirma que já identificou responsáveis por compartilhar áudio manipulado

O prefeito de Manaus disse que foi vítima de um ataque feito com inteligência artificial

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, (22), que já identificou um dos responsáveis por compartilhar um áudio que ataca professores do município, atribuído a ele.

Na montagem, que segundo o prefeito, fez uso de Inteligência Artificial (IA), para simular a voz dele, os professores são classificados como “vagabundos”, que “querem um dinheirinho de mão beijada”, por exigirem o pagamento não repassado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Respondendo à perguntas da imprensa sobre o tema, Almeida afirma que já identificou o autor dos disparos em grupos de WhatsApp e citou a matéria do Fantástico exibida no domingo passado (17), que denunciou a manipulação de imagens vinculadas a venda de produtos na internet.

“Eu saio daqui e vou direto na delegacia registar o boletim de ocorrência para que a gente possa matar o mal pela raiz. Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está passivo de punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou agora formalizar”, explicou.

“Desde a madrugada a gente está buscando encontrar os autores e em breve nós vamos fazer a divulgação de quem está por trás desses ataques. Eu só queria falar de eleição após o Carnaval, mas anteciparam muito processo eleitoral e fui vítima de vários ataques”, completou o prefeito.

Ainda detalhando sobre o tema, Almeida comparou o ataque a competitividade do futebol de rua. “Pelo que eu estou vendo os adversários incorporaram esse pensamento da ‘hora do racha’, mas nós vamos continuar com esse nosso trabalho aqui, de entregar casas, moradias, fazer ruas e construir creches e escolas”, afirmou.

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens