Dicas básicas de viagem de avião são importantes para que o voo seja tranquilo e sem conflitos entre passageiros.

Viajar de avião é uma experiência que não segue uma regra específica de etiqueta — no entanto, assim como em todo transporte coletivo, há comportamentos que devem ser evitados a fim de que todos os passageiros façam uma boa viagem. Algumas atitudes podem parecer insignificantes, mas os menores detalhes fazem grande diferença.

1. Não atrase o embarque

O tempo do avião em solo é totalmente cronometrado. Não atrase o seu voo e atrapalhe a vida de muitas outras pessoas. Na hora de embarcar encontre sua poltrona, coloque sua mala de mão no bin e acomode-se. Não fique parado no corredor!
É bom ressaltar! No portão, antes de entrar na aeronave identifique a fila de embarque certa e tenha em mãos o cartão de embarque e o documento de identidade com foto.

2. Acomodação de bagagem de mão

Vai viajar com mala de mão? Então, saiba como acomodá-la para não atrapalhar os demais passageiros. Se sua mala segue as medidas liberadas pela companhia possivelmente ele cabe de lado no bagageiro superior. Assim terá muito mais espaço para a acomodação de outras bagagens. Se você resolver colocar a sua mala na horizontal no bin, outros passageiros ficarão sem lugar para acomodar a deles.
Lembre-se também que o bin é prioritariamente usado para acomodação dos malas de mão. Os itens pessoais devem ser acomodados debaixo da poltrona da frente. Ah, e evite colocar sua mala nos bagageiros de outros assentos!

3. Sente-se no lugar certo

Mantenha o seu cartão de embarque em mãos na hora de entrar na aeronave para conferir o número da sua poltrona. Não atrapalhe os demais passageiros travando o corredor ou se sentando em lugar errado. Os números estão assinalados sobre a poltrona. Qualquer dúvida não hesite em perguntar.

4. Não tente se sentar na classe executiva

Obedeça a classe comprada! Não tente bancar o espertinho e se sentar na classe executiva se você tiver um bilhete de econômica. Fique esperto, você será descoberto! Os comissários têm a lista de passageiros e sabem quais assentos estão ocupados e vagos. Você será abordado e solicitado a ir para seu lugar.

5. Cheirar mal

Não precisa exagerar no perfume, mas não cheirar mal é regra básica durante uma viagem de avião. Lembre-se que você não estará sozinho e o seu companheiro de fileira não precisa saber que você teve um dia corrido ou que é avesso a banho. Então, não custa passar desodorante antes de ir para o aeroporto.

6. Abertura constante do bin

Precisa de um remédio durante o voo? O carregador do celular ficou na mochila dentro do bagageiro? Está com vontade de comer aquele chocolate que ficou no trolley? Sei que é muito difícil prever tudo o que você vai precisar pegar durante o voo. Para piorar a situação os bolsos da poltrona da frente são pequenos para guardar alguns objetos. Mas tente evitar a abertura dos compartimentos superiores de bagagem muitas vezes durante o voo.

7. Apertar o botão de chamada sem motivo

Este item faz parte da lista das coisas mais irritantes que os passageiros fazem durante os voos segundo os comissários de bordo. O passageiro só deve chamar o comissário quando realmente precisar de algo. Ficar apertando o botão sem necessidade atrapalha o serviço e os demais passageiros.

8. Cuide da criançada

Tem aquele dizer popular: cuide que o filho é seu! Então, no avião não deixe seu filho fazer o que quiser desrespeitando os demais passageiros. Se você vai deixar seus filhos fora de seus assentos durante o voo, certifique-se de acompanhá-los e monitorar seu comportamento para evitar o incômodo de seus companheiros de viagem. Quando a criança estiver sentada não deixe seu filho chutar e nem puxar o encosto da frente.

Dica: Pousos e decolagens podem ser incômodos para crianças pequenas e causar desconforto e até dores de ouvido. Mascar chicletes, mamar ou comer alguma coisa costuma ajudar.

9. Não dividir o braço da poltrona

Quer deixar seus companheiros de viagem muito menos confortáveis e muito mais irritados? Um dos comportamentos mais antissociais e irritantes dos passageiros nos aviões é roubar descaradamente o apoio de braço. Tem aqueles passageiros que acham que estão sentados num trono real e logo tomam conta dos dois braços da poltrona.
Mesmo que seja difícil, dividir o apoio de braço é muito recomendável. Se não quiser dividir, compre espaço extra ou outra passagem.

10. Atrapalhar o serviço de bordo

Está com vontade de ir ao banheiro? Tente ir antes ou depois do serviço de bordo. Frequentemente muitos passageiros resolvem levantar das poltronas no mesmo momento em que os comissários passam com os trolleys. Muitas vezes o serviço é interrompido para que o carrinho seja manobrado para que o passageiro consiga retornar ao seu lugar. Outras vezes este viajante tem que se espremer sobre outro passageiro para que o trolley e os comissários passem.

 

Fonte: Melhores Destinos