Quer uma cozinha light? Confira técnicas para preparar corretamente os alimentos e mantê-los saudáveis na hora de cozinhar.

Um prato magrinho pode ganhar várias calorias dependendo do modo como é preparado. Não exagerar no óleo e optar pelas carnes grelhadas são algumas das dicas para uma cozinha light! Confira outros truques e garanta refeições menos calóricas.

Aprenda alguns truques para aprimorar sua cozinha light!

1 – Óleo

Não exagere no óleo! Os melhores óleos para cozinhar são os de prímula ou canola, pois, ao serem aquecidos, eles ficam menos saturados que os óleos de soja ou de milho. O azeite de oliva extravirgem também é uma ótima opção, já que é rico em gorduras boas. Porém, nunca use-o para cozinhar. O correto é colocá-lo nos alimentos depois de prontos, para que não perca suas propriedades.

2 – Legumes

Cozinhe legumes e verduras no vapor! Cozinhar no vapor preserva melhor as características nutricionais de legumes e verduras. Basta colocar os alimentos picados em um recipiente metálico com furos (como um escorredor de macarrão) e encaixá-lo sobre uma panela com água, de modo que os alimentos não entrem em contato com o líquido. Depois, tampe e leve ao fogo.

3 – Carnes

Opte por carnes grelhadas! Para grelhar carnes, use a própria grelha ou uma frigideira antiaderente. É só aquecê-las em fogo alto, colocar o alimento a ser grelhado e deixar dourar dos dois lados.

4 – Verduras

Garanta todos os benefícios na cozinha light! Para preservar os nutrientes da rúcula, da couve e do agrião, prefira comê-los crus ou apenas levemente cozidos. Já o tomate, ao contrário, precisa ser aquecido para liberar o licopeno, substância que ajuda a prevenir o câncer de próstata e o envelhecimento precoce.

Fonte: Guia na Cozinha