Manaus | 4 de junho de 2026 | 14:00:31

Coronavírus pode ter entrado no Amazonas através da ZFM, sugere ex-ministro Mandetta

O coronavírus pode ter entrado no Amazonas por causa dos negócios que a Zona Franca de Manaus tem com empresas chinesas e americanas, permitindo que funcionários e executivos chegassem ao Amazonas.

A hipótese foi lançada pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante entrevista à jornalista Leda Nagle, no canal dela no Youtube.

Segundo o ministro, isso explicaria o grande número de pessoas contaminadas no Amazonas, em comparação com Estados mais distantes, como o Rio Grande do Sul, onde o vírus praticamente não chegou.

Mandetta prevê que o pico de mortes no Amazonas já aconteceu, porém outros Estados como Pará estão estrando agora em situação de colapso, como aconteceu em Manaus.

A tese de Mandetta poderá ser comprovada em breve, quando o governo Federal realizar o “inquérito sorológico” na população amazonense. “Isso mostrará quantos por cento da população tem ou teve o vírus. Voltaremos ao período de normalidade porque as pessoas terão adquirido imunidade”, prevê.

Sobre a mudança do epicentro do coronavírus no Brasil, Mandetta avalia que “hoje, o epicentro está se deslocando de Manaus para Belém.”

Veja em vídeo:

https://www.instagram.com/tv/CARYkBlDobr/?igshid=19vsojha8iyk8

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens