Conheça os benefícios do chá de canela para emagrecer e tratar doenças. A bebida é antioxidante, termogênica, anti-inflamatória e analgésica.

As infusões são usadas como remédios caseiros há milhares de anos. Mas, foi nas últimas décadas que os cientistas passaram a comprovar que essas bebidas favorecem nossa saúde. É o caso do chá de canela, por exemplo, que ajuda a emagrecer e previne doenças.

O chá de canela não só é saboroso, como também se trata de um potente aliado de quem quer levar uma vida mais saudável. Afinal, 1 xícara da infusão, preparada com 1 colher (chá) de canela em pó, tem apenas 6 calorias. Além disso, é fonte de cálcio, ferro, manganês e potássio.

A seguir, confira oito benefícios da infusão da especiaria, como preparar em casa e quem deve evitar o consumo:

Chá de canela emagrece

Incluir a especiaria na sua dieta pode ajudar a queimar gordura e a reduzir a circunferência da cintura. Afinal, ela possui efeitos termogênicos e contém manganês, que auxilia o corpo a metabolizar proteínas e carboidratos.

Diminui a inflamação

A inflamação pode afetar o organismo de diversas formas, causando dores, irritação e até condições crônicas mais graves.
Mas, segundo um estudo de 2012, a canela tem propriedades anti-inflamatórias. Então, sua infusão é uma grande aliada na prevenção de enfermidades.

Protege a saúde do coração

 A especiaria protege contra problemas cardíacos, já que pode reduzir a pressão sanguínea, o nível de triglicérides e o LDL – conhecido como colesterol “ruim”. Além disso, é capaz de aumentar o HDL, o colesterol “bom”.

Reduz os níveis de açúcar no sangue

O chá de canela pode promover efeitos antidiabéticos. Isso porque ele contém uma substância que parece agir de forma semelhante à insulina, transportando o açúcar do sangue para os tecidos.

É antibacteriano e antifúngico

A infusão é capaz de combater bactérias e fungos, pois conta com cinamaldeído. O composto é eficaz contra causadores comuns de doenças em humanos, como Staphylococcus, Salmonella e E.coli.

Chá de canela alivia sintomas menstruais

Pesquisas indicam que o chá de canela pode reduzir cólicas, sangramento excessivo, dor de cabeça e náusea decorrentes da menstruação.
Em um estudo de 2018, por exemplo, mulheres receberam 3 gramas da especiaria ou um placebo nos primeiros 3 dias de seu ciclo menstrual. Quem ingeriu a canela relatou sentir bem menos dor que o grupo que consumiu o placebo.

Pode promover a saúde da pele

Conforme o resultado de estudos, a canela pode estimular a produção de colágeno. Assim, melhora a elasticidade e a hidratação da pele. Ao mesmo tempo, suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Fonte: Fashion Bubble