Produto natural ajuda a estimular colágeno e muito mais.

A argila é usada há muito anos na rotina de beleza das mulheres e atualmente, existem diversas cores diferentes e cada uma com um benefício. A argila branca é a mais comum e um dos benefícios mais populares do uso é a estimulação do colágeno na pele. Conheça mais sobre esse tipo de argila, para que serve e como usar corretamente o produto em casa.

O que é a argila branca?

A argila branca, também é conhecida no mercado como argila caulim. É um produto natural, que se forma perto de ribanceiras de rios e em contato do barro com a água da chuva. Dependendo da região do lugar em que nasce, ao entrar em contato com outras substâncias naturais, podem ficar com cores diferentes, entre tons rosa, vermelho ou amarelo.

A textura dessa argila, é bem fina, em um pó macio ao toque. Além do seu uso na cosmética, esse tipo de argila é matéria-prima para objetos como louças, porcelana, azulejos e gesso. Atualmente é comercializada de duas formas, a natural em pó e o preparo deve ser feito em casa ou em cosméticos prontos para o uso, em formas de máscara de hidratantes.

Para que serve e os benefícios

Segundo o portal inglês UK Beauty Room, a argila branca é rica em  sílica, um mineral super importante para estimular o colágeno da pele. Também é composta por manganês e magnésio, anti-inflamatórios naturais e benéficos para a pele. O PH da argila branca também é parecido com o natural da pele, por isso, pode ser usado por todos os tipos de pele. Todas essas propriedades trazem esses benefícios:

Para a pele

Estimula o colágeno da pele evitando o envelhecimento precoce e diminuindo o surgimento de rugas e linhas de expressão;

Por conter propriedades anti-inflamatórias, auxilia no controle da acne e ajuda a secar espinhas. Além disso, reduz a vermelhidão causadas pela acne;

Por ter um PH parecido com o natural da pele, hidrata as peles mais sensíveis e por isso, é hipoalergênica;

Graças ao seu poder de absorção, a argila branca retira todas as impurezas do rosto;

Clareia as manchas do rosto;

Remove as células mortas estimulando a renovação celular.

Para o cabelo

Um ótimo fortificante para as unhas e cabelo, prevenindo a quebra das unhas e queda dos fios;

Ajuda no fluxo sanguíneo da raiz, estimulando o crescimento capilar;

Suga a oleosidade excessiva da raiz, ajudando no controle da oleosidade, sendo um grande aliado como shampoo a seco ou shampoo normal.

Como usar a argila branca no rosto

A forma mais comum de uso da argila branca pura no rosto, é fazendo uma mistura com o pó. O pó é vendido em casas de produtos naturais e é possível encontrar na internet.

Em primeiro lugar, é necessário fazer a máscara de argila, por isso, misture 1 colher de sopa do pó com um pouco de água;

A mistura deve ficar pastosa;

Com o rosto limpo, aplique a argila por toda a extensão e deixe agir por 15 minutos;

Após esse período, é só remover com água corrente fria.

Essa máscara de hidratação e limpeza pode ser usada duas vezes na semana e por todos os tipos de pele.

Como usar a argila branca no cabelo

Existem duas formas de usar a argila no cabelo, a primeira é em forma de pasta durante o banho e a segunda é como shampoo a seco.

No banho

No cabelo, a mistura é mesma feita acima, faça uma pastinha com o pó da sua argila e aplique na raiz do cabelo;

Deixe agir por 15 minutos e após tire com a ajuda de água corrente;

Não é necessário usar shampoo após, finalize apenas com um condicionador nas pontas.

Fonte: Pajaris