O Banco Central do Brasil divulga todo trimestre uma lista com os bancos que foram os campeões de reclamações entre seus clientes. Na última edição da lista, o banco Inter lidera o ranking inglório.

Na sequência, aparecem Itaú, Caixa, Santander e Banco do Brasil. As informações são da revista Exame.

Para calcular o posicionamento das instituições, o Banco Central desenvolveu um sistema de pontos que considera o número de reclamações face ao total de clientes. Ou seja, um número elevado de reclamações numa base grande pode pesar menos do que numa base menor.

E é isso o que colocou o Inter na frente em disparada, com um índice de reclamações de 111,52, com 900 reclamações numa base total de 8,069,837 clientes.

O Itaú, em segundo, aparece com índice de reclamações de 31, com 2.594 reclamações, numa base de 83,674,760 clientes.

A Caixa, em terceiro, aparece com índice de reclamações de 30,85, com 4.442 reclamações, numa base de 143,971,402 clientes.

O Santander, em quarto, aparece com índice de reclamações de 29,91, com 1.524 reclamações, numa base de 50,947,844 clientes.

O Banco do Brasil, em quinto, aparece com índice de reclamações de 22,63, com 1.562 reclamações, numa base de 69,012,481 clientes.

Fonte: Yahoo