Ricos em vitamina D, eles são ferramenta importante para a produção hormonal e também intensificam o desempenho nas atividades físicas.

Alimentos ricos em vitamina D conseguem oferecer proteção contra doenças e infecções, pois a substância fortalece o sistema imunológico. Isso significa que manter os níveis recomendados do nutriente é fundamental para o bem-estar e a saúde. Fatores que podem, inclusive, intensificar o desempenho em atividades físicas. Por isso, a nutricionista Adriana Stavro nos conta mais sobre a importância dela.
“A vitamina D é peça fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois além de atuar na regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, declarou.

De acordo com o Ministério da Saúde, para manter os níveis adequados da substância é recomentado apostar em alimentos ricos em vitamina D e apostar também na exposição solar de quinze a vinte minutos, pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às 10h ou após as 16h.

5 alimentos ricos em Vitamina D

1) 1 colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau — 227% da quantidade diária recomendada
2) 85 g de salmão cozido — 75% da quantidade diária recomendada.
3) 85 g de atum enlatado com água — 26% da quantidade diária recomendada.
4) 85 g de fígado de boi cozido — 7% da quantidade diária recomendada.
5) 1 ovo grande (com gema) — 7% da quantidade diária recomendada.

Quais os níveis adequados?

Exames de sangue específicos detectam a falta de vitamina D. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), há insuficiência quando a concentração é menor do que 30 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue). A insuficiência grave se dá com valores menores a 10 ng/ml. Dosagens iguais ou superiores a 30 ng/ml estão na faixa da normalidade, cujo limite máximo é 100 ng/ml. Por isso, é fundamental consumir alimentos ricos em vitamina D diariamente.

Saiba mais sobre a vitamina D

Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo. Vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal) são as formas mais conhecidas.

Chamada de vitamina, a substância é, no entanto, um pró-hormônio, ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. Sua síntese se dá a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol.

Fonte: Sport Life