Veja quais são os destinos paradisíacos no país premiados com selo Bandeira Azul, de alto padrão em qualidade da água e segurança.

A receita básica para uma praia paradisíaca, geralmente, é composta por uma faixa de areia branca em contraste com o mar de águas cristalinas. Temperos como falésias, piscinas naturais e coqueirais contribuem para agregar ao cenário, que se estende pela maior parte do litoral brasileiro.

Apesar do catálogo amplo de alternativas, alguns destinos se destacam dos demais pelo alto padrão em qualidade da água; responsabilidade ambiental e social; e segurança. Essas praias, em especial, são premiadas com o selo internacional Bandeira Azul, reconhecimento internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.

Para a temporada de 2022, o programa selecionou 22 praias que valem programar uma viagem este ano. As selecionadas se espalham pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste — e agradam todos os tipos de turistas: desde os apaixonados por adrenalina, românticos fãs de roteiros em casal, até os que buscam diversão em família.

Na lista, o estado campeão de certificações é Santa Catarina, com as charmosas praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, e a praia da Saudade, em São Francisco do Sul. Quem não abre mão das águas mornas do Nordeste, pode aproveitar para conhecer a Ilha dos Frades, um dos arquipélagos da Baía de Todos-os-Santos, e o litoral norte de Salvador, onde ficam as faixas de areia de Guarajuba e Itacimirim.

Além desses, confira a lista completa e inspire-se para um roteiro além do básico:

Nordeste

Praia de Guarajuba – Camaçari (BA)

Praia de Itacimirim – Camaçari (BA)

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha dos Frades – Salvado (BA)

Praia do Patacho, Porto de Pedras (AL)

Sudeste

Praia do Tombo – Guarujá (SP)

Praia do Peró – Cabo Frio (RJ)

Prainha – Rio de Janeiro (RJ)

Praia da Reserva, Rio de Janeiro (RJ)

Praia do Sossego, Niterói (RJ)

Praia da Sereia, Vila Velha (ES)

Sul

Praia Grande – Governador Celso Ramos (SC)

Praia do Estaleiro e do Estaleirinho – Balneário Camboriú (SC)

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras (SC)

Praia da Saudade (Prainha) – São Francisco do Sul (SC)

Praia do Forte São Francisco do Sul (SC)

Praia de Quatro Ilhas– Bombinhas (SC)

Praia de Mariscal– Bombinhas (SC)

Praia da Conceição – Bombinhas (SC)

Praia Grande– Penha (SC)

Praia da Bacia da Vovó– Penha (SC)

Praia da Saudade – Penha (SC)

 

Fonte: Metrópoles