Um vapor altamente inflamável tomou conta de uma área da cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, na manhã deste sábado (17-abr). O forte cheiro, semelhante ao de gasolina, deixou moradores em pânico por causa do risco de explosão.

De acordo com a prefeitura de Itacoatiara, a substância é um gás que vazou da distribuidora de combustíveis FTB (Terminais Fluviais do Brasil), que pertence ao grupo Equador.

Devido ao risco de explosão, os moradores foram evacuados. A nuvem branca se espalhou pelas ruas, casas e árvores, deixando um forte cheiro de gasolina. Pessoas disseram que não conseguiam respirar e tiveram que ser levadas para hospitais e postos de saúde.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para investigar o que estava acontecendo e confirmou que o vazamento aconteceu num dos tanques de combustível da grupo Equador.

“Durante um serviço de armazenagem de abastecimento na empresa TBF, um dos tanques de gasolina transbordou – não se sabe ainda o que foi que aconteceu pra ocorrer esse acidente, e essa gasolina que transbordou e desceu pro solo”, explicou o Corpo de Bombeiros de Itacoatiara.

Os órgãos estadual e municipal de proteção ambiental ainda não se pronunciaram sobre o vazamento, tampouco se haverá punição ao grupo Equador.