Arepórter
Search
Close this search box.

Cobertura de vacinação contra paralisia infantil é de 28,6% no Amazonas

Campanha contra poliomielite segue até 30 de outubro, em todas as unidades básicas de saúde

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (PNI/FVS-AM), apontam que foram imunizadas 87.543 crianças menores de cinco anos no estado, do início da campanha (05/10) até esta quarta-feira (21/10). O dado representa 28,6% da meta da campanha, que é de 306.602 crianças. Em Manaus, conforme dados do PNI/FVS-AM, o índice de cobertura atual é de 33,8%. A campanha segue até o dia 30 de outubro.

O levantamento leva em consideração o quantitativo de doses aplicadas nos 61 municípios do estado, a partir dos dados de cobertura informados pelas secretarias municipais de saúde. De todo o estado, as equipes de Benjamin Constant, Envira, Japurá, Juruá e São Paulo de Olivença, representando 8% do total de municípios, não havia enviado a cobertura atualizada até esta quarta-feira (21/10).

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, alerta que a vacinação é a principal estratégia usada para combater a paralisia infantil. “Precisamos melhorar a cobertura vacinal de todos os municípios do Amazonas que está muito baixa. É importante lembrar que vacinar é um ato de cuidado com a criança”, avaliou.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS-AM), Izabel Nascimento, aponta que as doses de vacina contra a poliomielite estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em todo o Amazonas. “Infelizmente, ainda estamos muito longe de alcançar a meta. Então, todo o estado precisa intensificar a aplicação das doses. Pais e responsáveis devem levar os menores de cinco anos para se vacinar”, advertiu Izabel.

Multivacinação – Conforme o Ministério da Saúde, a campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) é destinada a crianças menores de cinco anos de idade com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Paralelamente, ocorre a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro, em UBS.

Aglomerações – A FVS-AM alerta que a imunização deve ser realizada respeitando as medidas de prevenção à covid-19. As unidades de saúde que funcionam como postos de vacinação devem tornar disponível local para lavagem das mãos ou álcool gel 70%, limitar o número de familiares que acompanhem a pessoa que será vacinada e atenção para o distanciamento social de 1,5 metro.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas que inclui a prevenção a doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. O contato telefônico do PNI/FVS-AM são 92-2129-2500 e 2129-2502.

Foto: Divulgação/FVS-AM

Sonora: Izabel Nascimento – Coordenadora do Programa Nacional de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde em Amazonas (PNI/FVS-AM)

 

Relacionados

Últimas postagens

-publicidade-