Algumas práticas comuns podem atrapalhar seus resultados na academia, saiba como evitá-las.

Para quem está em busca do shape perfeito, entrar em uma academia ou iniciar uma rotina de treinos é o primeiro passo para alcançar seu objetivo. A maior reclamação, quase sempre, é sobre a demora para alcançar resultados mesmo quando o esforço e a dedicação são notórios.

Entre essas práticas, o levantamento de pesos é uma uma ótima maneira de melhorar a saúde e o condicionamento físico de um modo geral. A atividade ainda pode auxiliar na construção muscular, dos ossos e das articulações.

Mas se engana quem pensa que só levantar alguns pesos de qualquer maneira vai ser o suficiente para ganhar massa muscular e melhorar a saúde física. Pensando justamente em atingir os resultados necessários, reunimos alguns erros comuns que você pode estar cometendo e que sabotam os seus resultados.

Mais não é melhor

Longas horas de treinos não são necessárias, treinar excessivamente não é sinal de resultados mais rápidos ou melhores. A prática em excesso pode acabar retardando seu progresso e aumentar o risco de lesões.

“Para iniciantes, treinar três vezes por semana por 45 minutos em cada sessão é suficiente”, recomenda o treinador físico Chris Duffin.

Dormir mal

De nada adianta se dedicar aos treinos e aos exercícios físicos se você não dá o descanso necessários aos seus músculos. É durante o sono que eles se recuperam e também crescem.

Se você tem o costume de treinar na parte da manhã, deve ficar atento se acordar mais cedo não sacrifica parte do seu sono. O ideal, para a maior parte dos adultos, é dormir de 7 a 9 horas por dia. No caso de atletas mais dedicados, esse período pode ser de até 10 horas.

Não seguir um plano

“Algumas pessoas vão tentar uma abordagem por um mês e depois pular para a próxima coisa. Mas a única maneira de aprender o que funciona para você é persistir em alguma coisa. Ficar com um programa por pelo menos seis meses é um bom começo”, explica o especialista.

Ter um treino prescrito por profissionais faz total diferença no resultado final que você quer atingir. O treinador ainda vai montar um plano que evite o overtrainning (treino em excesso).

Não se desafiar

“Você precisa desafiar seus músculos para que eles continuem crescendo, esse é um conceito fundamental do condicionamento físico chamado de sobrecarga progressiva”, orienta Duffin. Manter a consistência é um bom método para melhorar os resultados durante a prática de exercícios. Mas com o tempo, os treinos podem ficar muito fáceis e seu ganho estagnado.

“Você precisa aumentar a intensidade e o volume para obter resultados”, disse Duffin.

Descartar movimentos compostos

Muitos podem não saber, mas os exercícios que isolam um grupo muscular não são a maneira mais eficiente de obter ganhos para a maioria das pessoas. Os movimentos compostos que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo permitem que você desenvolva a força de todo o corpo.

“Eles também podem ajudar a perder gordura queimando calorias, principalmente se o exercício recrutar grandes músculos como as pernas”, esclarece.

Alguns movimentos que podem ser incluídos à rotina e que têm essa característica são o levantamento terra, agachamento e prensas.

 

Fonte: Metrópoles