Manaus | 4 de junho de 2026 | 14:21:21

Cidadãos amazonenses afetados pelas enchentes no RS retornam a Manaus 

O Governo do Amazonas iniciou a realocação dos amazonenses residentes no Rio Grande do Sul após o desastre das enchentes causadas pelas chuvas que assolaram o estado gaúcho. A ação faz parte da Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, lançada pelo Governador Wilson Lima, no dia 9 deste mês, e que visa assistir as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. 

O primeiro voo chegou a Manaus na madrugada deste sábado (17) com 34 passageiros. O trabalho foi coordenado pela Defesa Civil do Amazonas.

O voo comercial saiu de Florianópolis e desembarcou às 1h40 da madrugada no aeroporto internacional Eduardo Gomes. Um segundo voo também deve sair de Florianópolis neste sábado, às 10h, e chegar em Manaus às 16h, trazendo mais 32 passageiros.

A partida de Florianópolis se deve devidos aos aeroportos nas localidades afetadas pelas enchentes estarem fechados. Por essa razão, os cidadãos foram solicitados a se deslocarem para a capital de Santa Catarina, de onde embarcam de volta para Manaus.

IMG 8590

Cerca de 100 pedidos de retorno foram recebidos pela Defesa Civil do Amazonas.

Com base nessa análise, e considerando critérios de prioridade como questões de saúde, crianças e idosos, pessoas com deficiência, e estudantes isolados, a Defesa Civil deu início ao processo de realocação. 

Entre os passageiros, estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos e a maioria, pessoas que estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado. 

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens