As ações partem de diferentes marcas e revelam mudanças na cultura cervejeira do país.

A cerveja é uma das bebidas preferidas do brasileiro. Embora o café sempre saia à frente e o consumo de vinho tenha crescido no último ano, as “brejas” ainda são as queridinhas. E elas não poderiam ficar de fora do Mês do Orgulho LGBTQIA+.

Mais de 20 cervejarias se uniram para criar novas receitas que estamparão o rótulo Brewing Love. A iniciativa nasceu para apoiar a comunidade e promover a conscientização dentro do mercado cervejeiro.

“Entendemos que o mais importante do projeto é abrir e garantir espaço para debater questões que atravessam a experiência de ser LGBTQIA+ no Brasil”, pontua Walter Costa. Ele é o designer do projeto visual da campanha e analista da Cervejaria Octopus, empresa que deu início ao movimento.

De acordo com ele, a ideia é unir o maior número de cervejarias ao Brewing Love Project. Assim, será possível criar “um movimento colorido, plural e agregador, que reforça a diversidade e abraça a singularidade”. Mas esse não é o único projeto desenvolvido por cervejarias. As bebidas serão lançadas oficialmente em 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIA+ e vendidas até o fim do ano.

A Ambev, que também atua na campanha Brewing Love, criou uma campanha especial com a linha Beats para o mês de junho. O Studio Beats, plataforma de inovação da marca, criou a Love is in the Beats, uma coleção limitada e especial para brindar o amor livre. Segundo Cauê de Souza, gerente de marketing da Beats, produtos com a temática estão entre os mais pedidos nas redes sociais.

Todas as formas de amor

As iniciativas vão muito além de apenas entregar novos sabores de cerveja e embalagens coloridas. Mas também ajudam projetos que acolhem pessoas LGBTQIA+.

Os lucros arrecadados com a venda da linha Love is in the Beats serão doados para a Casa Neon Cunha. A ONG acolhe pessoas que fazem parte dessa comunidade e estão em situação de vulnerabilidade em São Bernardo do Campo e no Grande ABC Paulista, em São Paulo.

Na mesma linha, as cervejeiras que entrarem para o movimento Brewing Love irão reverter parte do lucro das vendas para instituições de acolhimento, proteção e inclusão dessa população. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode visitar o site da Cervejaria Octopus.

Outra ação da Beats para o mês são as molduras da campanha Mapa do Orgulho. A marca fechou uma parceria com a Associação Brasília Orgulho e instalou grandes molduras para fotos com as cores do arco-íris. Elas estão no Museu da República, Congresso Nacional, Torre de TV e orla do lago, perto da ponte JK.

Fonte: Metrópoles