No início da tarde, praia de Ipanema registrou aglomerações, com grande movimentação de pessoas. Prefeitura liberou ambulantes e banho de mar na Fase 5, mas proibiu a permanência na areia.

Cariocas e turistas voltaram a desrespeitar as regras da prefeitura e ocuparam, neste domingo (6) de sol, as areias das praias do Rio com barracas e cadeiras (assista no vídeo acima).

No início da tarde, foram registradas aglomerações com grande a movimentação de pessoas na praia de Ipanema, no trecho próximo ao Arpoador, e não havia fiscalização, como mostrou a GloboNews. No local, bombeiros fizeram vários resgates de banhistas (veja mais no vídeo abaixo).

Um decreto municipal liberou os ambulantes e o banho de mar na Fase 5, mas proibiu a permanência na areia (veja as outras regras ao fim desta reportagem).

Na praia do Recreio, na Zona Oeste, também foi possível ver grande movimentação de pessoas na areia e no mar (veja fobo abaixo).

No sábado (5), as praias já haviam ficado cheias. Segundo a Guarda Municipal, 11 barraqueiros foram notificados por alugar cadeiras, barracas e vender bebidas alcoólicas. Os ficais também apreenderam 58 garrafas de vidro; 14 cadeiras de praia e 19 barracas.

As principais regras nas praias

Veja, abaixo, quais são as principais regras nas praias:

  • ambulantes podem operar das 7h às 18h nas praias e logradouros, mas sem alugar cadeiras, mesas e barracas e sem bebida alcoólica;
  • banho de mar está liberado, mas permanência na areia e uso de caixas térmicas estão proibidos;
  • e a prática da altinha continua proibida.