A disputa por uma das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na eleição municipal deste ano vai ter 1,3 mil candidatos a vereador, segundo levantamento feito no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Apesar do número expressivo, é menor que o registrado na eleição de 2016, quando 1.411 candidatos disputaram o Legislativo, uma queda em torno de 11%.

Uma pesquisa  mostra ainda que dos 41vereadores da atual legislatura, 39 vão disputar a reeleição em 2020.

Apenas os vereadores Chico Preto (DC), que é candidato a prefeito de Manaus e, Hiram Nicolau (PSD), que declinou do projeto legislativo para se dedicar à campanha do irmão, o deputado Ricardo Nicolau (PSD), que é candidato a prefeito de Manaus, não vão participar da reeleição.

O partido com mais candidatos à reeleição na CMM é o PMN, que possui uma bancada de cinco vereadores: Rosinaldo Bual, Mauro Teixeira, Elmision Bezerra, Eloi Abreu e Claudio Proença e, o  PSDB, com Raulzinho, Rosivaldo Cordovil, Gilvandro Mota, Dante e Elias Emanuel.  O PL tem quatro candidatos à reeleição: professor Samuel, Glória Carrate, André Luiz e Bentes Papinha.

O partido Podemos, que tem como candidato majoritário o ex-governador Amazonino Mendes, tem três candidatos à reeleição: Professora Jacqueline, Roberto Sabino e Marcel Alexandre. O DEM tem dois: Dr. Ewerton Wanderley e Gilmar Nascimento. Também com três está o Republicanos: Fred Motta, Mirtes Salles e Amauri Colares e o PSB, com Marcelo Serafim e Carlos Porta. O PSL também tem dois: Everton Assis e Diego Afonso.

E com apenas um candidato a reeleição vem o PTB, PT, PCdoB e Patriota, com os vereadores Reizo Castelo Branco, Sassá da Construção, Jaildo Oliveira e Joelson Silva, respectivamente.

Também tem um candidato o DC, com Isaac Tayah; PSC, Ceará; PP, Marisson Roger; Avante, com David Reis e; PV, com o vereador Fransuá;  MDB, Gedeão Amorim e; Bessa, do Solidariedade.

Fonte : Portal  O poder