Os líderes dos Brics oficialmente convidaram Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã para se tornarem membros plenos deste bloco de grandes países em desenvolvimento.
A 15ª Cúpula dos Líderes dos Brics previu a possibilidade de convidar até seis nações para integrarem o grupo. As inclusões da Argentina e de nações do Oriente Médio, que até então não estavam representadas nos Brics, foram confirmadas na quarta-feira (23).
Ao final das negociações, nesta quinta-feira (24), atendendo ao pedido da anfitriã África do Sul, o bloco decidiu admitir mais um país africano e a Etiópia foi escolhida para tal. A seleção dos novos membros segue critérios estabelecidos pelos países fundadores para a expansão do bloco, incluindo compromisso com reformas na estrutura de governança global, particularmente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), e busca por equilíbrio regional.







