Manaus | 4 de junho de 2026 | 12:01:01

Banco Central planeja eleliminar rotativo do cartão de crédito em favor de parcelamento com juros mais baixos, anuncia Campos Neto

Proposta oficial com detalhes do novo modelo de parcelamento e taxas de juros Será revelada em breve.

O Banco Central está em processo de avaliação para encerrar o sistema de rotativo do cartão de crédito, revelou o presidente da instituição, Campos Neto. A proposta em análise envolve a substituição desse sistema por um novo modelo de parcelamento que oferece taxas de juros mais acessíveis, aproximadamente 9% ao mês.

“Não é proibir o parcelamento sem juros. É simplesmente tentar que fique um pouco mais disciplinado. Não vai afetar o consumo. Lembrando que cartão de crédito é 40% do consumo no Brasil”, esclareceu. Também está sendo estudada a limitação dos juros no cartão de crédito rotativo. Uma das propostas é de que os bancos possam retirar cartões de crédito de circulação no caso de pessoas que apresentem grande risco de não pagar toda a fatura.

A expectativa é que a proposta oficial, detalhando o funcionamento do novo modelo e suas taxas de juros, seja apresentada nas próximas semanas. Essa iniciativa visa fornecer maior transparência e opções financeiras vantajosas para os consumidores.

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens