A embarcação foi abordada por volta das 11h pelas equipes da Base Fluvial coordenada pela Secretaria de Segurança Pública

Uma embarcação que extraía ilegalmente areia para construção civil foi apreendida em flagrante nesta quarta-feira (19/08) durante fiscalização da Base Arpão na Costa do Jussara, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O material avaliado em R$ 500 mil foi apreendido e um homem de 45 anos, responsável pelo minério, foi preso em flagrante.

A embarcação foi abordada por volta das 11h pelas equipes da Base Fluvial coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). As equipes policiais, em conjunto com fiscais do Ibama, vistoriaram o barco empurrador e uma balsa. Após consulta, foi verificado que o homem não tinha licença ambiental. A apreensão resultou em uma multa de R$ 45 mil. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil da Base Arpão.

A Base Arpão atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de médicos, dentistas e enfermeiros.

A ação ocorre em conjunto com a Operação “Hórus”, um dos eixos do Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça.

Além de denúncias ao 181, o disque-denúncia da SSP, é possível repassar informações às equipes da base por meio do WhatsApp (92) 98435-6203.

FOTOS E VÍDEO: Divulgação/SSP-AM