A Assembleia Legislativa do Amazonas inicia na segunda-feira (1º/06) os testes para realização de sessões híbridas, ou seja, que misturam a participação de deputados de modo presencial e também por meio de videoconferência.

Os testes serão feitos na segunda-feira, a partir das 9h, com a presença de assessores dos deputados, que vão ocupar as cadeiras dos parlamentares. No mesmo momento, outros assessores vão participar através da Internet, utilizando o sistema de videoconferência.

O uso do sistema híbrido foi anunciado na quinta-feira pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto. Segundo ele, os servidores do Legislativo trabalham na criação do sistema há quase um mês.

A dificuldade é interligar todas as formas de comunicação, que devem ser exibidas pela TV Assembleia e também pelo Facebook e Youtube.

Se o sistema funcionar sem falhas, a reunião híbrida com todos os deputados deve acontecer na próxima terça-feira (02/06).

É importante destacar que, nesse momento, os deputados não serão obrigados a participar da sessão presencial. O motivo é o risco de propagação coronavírus no plenário do Legislativo Estadual.

Para garantir de todos, cada deputado poderá ser acompanhado por apenas um assessor durante as reuniões presenciais.