Veja como ganhar músculos, perder gordura e fortalecer o organismo com treino de apenas 12 minutos para fazer em casa.

Ser fitness e saudável se tornou, praticamente, uma necessidade em tempos de pandemia. O surgimento de variantes do coronavírus, como a Delta e a Ômicron, aumentam as incertezas de quando a vida voltará, de fato, ao “normal”. Mas, de uma coisa ninguém tem dúvida: a prática regular e correta de atividades físicas pode fortalecer o sistema imune e afastar as pessoas de possíveis complicações de saúde.
Sem falar que a obesidade é um dos fatores de risco para a Covid-19. E, sendo assim, nada melhor do que manter uma vida ativa para evitar ou combater o acúmulo de gordura corporal. O grande problema, talvez, seja a insegurança para retornar às academias. Ou mesmo a falta de tempo para realizar algum tipo de esporte regularmente.

técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), Giulliano Esperança, montou um treino simples e rápido para aumentar a imunidade e facilitar a vida de quem pretende ser fitness e saudável.

Confira os três exercícios caseiros que o especialista separou:

1- Agachamento livre

Com os dois pés posicionados na largura dos ombros, flexione os joelhos e o quadril, de maneira que os glúteos fiquem apontados para trás e, em seguida, fique em pé novamente. Giulliano alerta que não é necessário descer muito. Respeite seus limites e vá até onde conseguir. A dica é tentar simular o movimento natural que nós fazemos quando vamos nos sentar. Realize três séries de 6 a 10 movimentos.

2- Flexão de braço na parede

A flexão é um dos exercícios mais tradicionais e funcionais que existem. Ela trabalha praticamente todo o corpo, com a isometria das pernas, abdômen e lombar. Mas, fortalece principalmente os tríceps, ombros e peitorais, extremamente utilizados na hora de “empurrar o chão”.
No entanto, algumas pessoas sentem uma grande dificuldade para realizar esse exercício. Por isso, o treinador recomenda a execução do movimento apoiando os braços na parede, com o tronco levemente inclinado para frente. Quanto maior for a inclinação, mais intenso o exercício será. Faça três séries de 5 a 10 repetições e não se esqueça de manter o abdômen travado o tempo todo.

3- Prancha

Com a barriga apontada para baixo, deite-se no chão e apoie-se apenas com os antebraços e as pontas dos pés. Contraia o abdômen e permaneça nessa posição de 15 a 45 segundos. Repita o processo três vezes.  A prancha vai fortalecer a região do core e aumentar o seu condicionamento físico.

Fonte: Saúde em dia