O estado do Amazonas ultrapassou o Distrito Federal e agora registra a maior incidência da doença covid-19 entre todas as unidades federativas do país.

Os dados foram apresentados na última quarta-feira (8) em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, que apontou 19,1 infecções pelo novo coronavírus para cada 100 mil habitantes no Amazonas. A taxa estadual já é mais do que o dobro da nacional, que está em 7,5 por cada 100 mil pessoas.

De acordo com o boletim divulgado hoje (9) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) mais 95 casos do novo Coronavírus (Covid-19) foram registrados, totalizando 899 casos no Amazonas.

Até ao meio dia desta quinta-feira, foram confirmadas mais dez mortes que estavam sendo investigadas pela FVS-AM, totalizando 40 óbitos.

Segundo o ministério, cinco estados — Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá e Ceará — e o Distrito federal são classificados como em situação de “emergência”, por apresentarem incidência pelo menos 50% a mais do que a média nacional.