Manaus | 29 de julho de 2026 | 04:09:11

Amazonas lança campanha ‘Nunca Toque, Observe’ para proteger animais silvestres durante turismo

Entre as recomendações da campanha, a Amazonastur orienta que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com intuito de atraí-los para fotos.

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) lançou a campanha “Nunca Toque, Observe”, que alerta sobre a aproximação entre turistas e animais silvestres. Com a ação, a instituição busca proteger as espécies durante o turismo no estado.

Entre as recomendações da campanha, o órgão orienta que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com intuito de atraí-los para fotos.

Outra dica do órgão é que o turista deve optar por observar os animais em seu habitat natural, sempre respeitando a distância segura, além de estar acompanhado de profissionais qualificados.

Nos últimos anos, a Amazonastur realizou, em conjunto com diversos órgãos federais e estaduais, a intensificação da sensibilização sobre o turismo que envolve a proximidade com animais silvestres. A partir do mês de setembro, a instituição vai fortalecer a sensibilização junto às agências de viagens, com distribuição de materiais informativos.

Saiba como denunciar

Responsável por orientar o setor turístico sobre a legislação vigente e as boas práticas no turismo, a Amazonastur atua acionando os órgãos competentes para a fiscalização.

As denúncias de exploração ou maus-tratos de animal silvestre podem ser feitas por qualquer pessoa e devem ser realizadas por meio dos contatos do Batalhão Ambiental (92) 98842-1553 e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (92) 99962-2340.

Lei federal

A lei federal que prevê punição com multa de até R$ 500 mil aos responsáveis por explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre, mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos, completa 15 anos, neste sábado (22).

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens