Nem só de máscaras de hidratação, condicionadores e leave-ins o haircare das platinadas é composto. O shampoo roxo, voltado para preservar e reequilibrar o tom das madeixas descoloridas enquanto higieniza o couro cabeludo, também é peça-chave dessa rotina de cuidados com o cabelo loiro.

O hairstylist Diego Cavalcanti, à frente do salão Lounge, em Brasília, apontou os três melhores shampoos para desamarelar o cabelo em casa, além de responder as principais dúvidas sobre esse tipo de produto.

1. O quão importante é o shampoo roxo na rotina de cuidados com o cabelo loiro?

Ele é muito importante, uma vez que neutraliza o tom dos cabelos descoloridos e grisalhos. Isso acontece graças à tonalidade roxa do produto, oposta à laranja, que equilibra os fios mais amarelados.

2. Quantas vezes por semana o produto deve ser utilizado e como?

As loiras devem usá-lo após o shampoo de costume a cada 10 dias, deixando-o agir por pelo menos cinco minutos e fazendo bastante espuma.

3. Quais descuidos costumam amarelar as madeixas e, por isso, devem ser evitados a todo custo?

Exposição solar e uso de água muito quente. Além disso, alguns chuveiros ainda possuem cano de cobre, ricos em metais pesados que aceleram o processo de oxidação do cabelo — responsável pela alteração da cor. Nesse caso, o ideal é trocar o cano por um de PCV ou instalar um filtro. Ainda recomendo usar um protetor térmico antes da chapinha e do secador, para assegurar a proteção do tom.

4. Na sua opinião, quais são os melhores shampoos roxos do mercado?

Care Silver Saviour, da Keune (300 ml)

Matizador Braé, da Bond Angel (250 ml)

Fonte: Metrópoles