Deliciosa e fácil de fazer, ela é uma ótima opção para o café da manhã e o lanche da tarde.

Nada melhor do que começar um novo ano com um cafezinho acompanhado de uma deliciosa rosca caseira. Esta receita é fácil e o resultado é uma delícia. Veja o passo a passo.

Ingredientes

Massa

– 2 copos de água morna (500 ml)
– 1 pacote de fermento biológico seco (10 g)
– 6 colheres de sopa de açúcar demerara
– ½ xícara de óleo de girassol
– Suco de ½ limão
– 1 pitada de sal
– 1 e ½ xícara de aveia em flocos finos
– Farinha de trigo até dar liga (cerca de 1 kg)
– 1 a 2 frascos de geleia de damasco
– ½ xícara de coco ralado

Cobertura

– ½ xícara de melado de cana
– 1 vidrinho de leite de coco
– 2 colheres de sopa de coco ralado

Preparo

Em uma bacia, coloque a água, o fermento e o açúcar. Mexa bem. Adicione o óleo, o sal, o suco de limão e a aveia. Mexa e acrescente a farinha aos poucos, até a massa desgrudar do fundo. Transfira para uma superfície limpa e sove bem, até que fique uma massa bem lisa, elástica e sem grudar nas mãos. Cuidado para a massa não ficar seca nem dura.

Em uma superfície lisa, coloque papel-manteiga e abra a massa com cerca de 1 dedo de espessura. Recheie com a geleia de damasco, salpique o coco ralado e enrole, como um rocambole. O papel-manteiga irá ajudar bastante nesse momento. Corte fatias com cerca de 4 dedos de largura, sempre com cuidado.

Unte uma forma de bolo (de 30 cm de diâmetro) com furo no meio, e disponha a massa sobre ela, lado a lado, para dar o formato de rosca. Cubra a assadeira com um guardanapo seco e reserve por cerca de 30 minutos. Em seguida, asse em forno médio (cerca de 210ºC) pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Para a cobertura, em uma vasilha, misture bem o melado de cana, o leite de coco e o coco ralado.

Retire a assadeira do forno, mas mantenha-o ligado. Jogue a cobertura sobre o pão e devolva-o ao forno. Asse até a cobertura secar e cristalizar sobre o pão, e está deliciosamente pronto! Se desejar um pouquinho mais seco, diminua a quantidade do leite de coco da cobertura.

Fonte: Metrópoles