Decisão foi anunciada por Pedro Sánchez um dia após seu partido sofrer duras derrotas nas eleições municipais e regionais; novo pleito deverá acontecer no dia 23 de julho.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou que vai dissolver o parlamento espanhol e convocar novas eleições gerais. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 29, um dia após a realização das eleições municipais e regionais, nas quais sua sigla, o Partido Socialista Obreiro Espanhol (PSOE) sofreu duras derrotas.
Ainda segundo Sánchez, a convocação para as novas eleições será publicada oficialmente nesta terça-feira, 30, após reunião do Conselho de Ministros, que deverá aprovar a medida. O novo pleito deverá acontecerá no dia 23 de julho. “Assumo em primeira pessoa esses resultados e acredito ser importante dar uma resposta e submeter nosso mandato democrático à vontade popular”, disse Sánchez ao anunciar a dissolução.
“Creio que o melhor é que os espanhóis e espanholas tomem a palavra e se pronunciem sem demora para decidir o rumo político do país”, continuou Sánchez. O premiê também confirmou que comunicou o rei Felipe VI sobre a decisão. Apesar de anunciar a data do pleito, o premiê não confirmou se irá concorrer pelo seu partido.
Fonte: JP Notícias
Foto: Reprodução






