Manaus | 4 de junho de 2026 | 17:50:45

Dólar vai a R$ 5,40 e Ibovespa cai 2,55% após discurso da Haddad na Febraban

SP - BOLSA/B3/SP - ECONOMIA - Números do mercado financeiro são vistos no painel da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, no centro da capital paulista, na manhã desta segunda-feira, 28. As ações da mineradora Vale caíram mais de 18% após no primeiro pregão realizado após o rompimento de uma barragem da companhia na cidade de Brumadinho (MG), ocorrido na última sexta-feira, 25. 28/01/2019 - Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Cotado para assumir o ministério da Fazenda, o ex-prefeito de São Paulo defendeu que a discussão sobre âncora fiscal deve ficar para depois da transição do governo.

O mercado financeiro reagiu de forma negativa na sexta-feira, 25, após declarações de Fernando Haddad, nome cotado para assumir o ministério da Fazenda no novo governo, em almoço de Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Após o encontro, o dólar subiu 1,65%, sendo cotado a 5,4093 às 18h30. Durante o dia a moeda chegou a ser avaliada em R$ 5,4204. Já o Ibovespa entrou em queda de 2,55%, aos 108.976,70 pontos no pré-fechamento. Segundo o ex-prefeito, uma das principais prioridades da nova gestão será implementar uma reforma tributária ampla logo no início do mandato, sem explicitar que mecanismos fiscais seriam utilizados para controlar os gatos públicos. Haddad defendeu que a discussão sobre a âncora fiscal deve ficar para depois da transição do governo. Segundo ele, isso seria necessário para criar uma medida sustentável e factível, uma vez que o teto de gastos já está estourado e precisa ser ajustado. Essa tem sido uma das principais preocupações e economistas e investidores em relação ao novo governo, que já sinalizou a vontade de fazer altos investimentos em programas sociais, e que, para isso, buscar retirar o programa Bolsa Família do teto de gastos do orçamento público.

 

 

Fonte: JP Notícias

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens