Manaus | 16 de julho de 2026 | 22:50:57

Governo Lula reage a tarifaço dos EUA e anuncia acionamento da Lei de Reciprocidade

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (15) que irá acionar a Lei de Reciprocidade Econômica após os Estados Unidos confirmarem a aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Em nota oficial, o Palácio do Planalto classificou a medida como um “marco lastimável” nas relações entre os dois países e afirmou que não há justificativa para a imposição unilateral das taxas.

Segundo o governo brasileiro, a decisão norte-americana foi baseada em uma investigação comercial conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), que apontou supostas práticas consideradas prejudiciais ao comércio americano. O Brasil contestou as acusações e informou que iniciará os procedimentos previstos na Lei de Reciprocidade e também levará o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A nota oficial destaca que os Estados Unidos acumulam superávit comercial com o Brasil há anos e defende que alegações envolvendo o Pix, a regulação das plataformas digitais e questões ambientais não justificam a aplicação das tarifas.

Apesar da nova taxação, alguns produtos brasileiros ficaram de fora da medida, entre eles carne bovina, carne de frango, café e laranja. O governo brasileiro afirmou ainda que continuará buscando novos mercados e adotará medidas para reduzir os impactos econômicos sobre setores afetados.

A decisão marca mais um capítulo das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos e deve ampliar os debates sobre comércio internacional, soberania econômica e relações diplomáticas entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens