Manaus | 4 de junho de 2026 | 04:48:22

Desafio Logístico no Purus: Moradores de Pauini relatam dificuldades diárias pela falta de infraestrutura portuária

foto: Thiago Poncio

O município de Pauini, localizado na calha do rio Purus, enfrenta um dos maiores obstáculos para o seu desenvolvimento: a ausência de um porto adequado. O problema, que persiste há cerca de 30 anos, foi o tema central da visita da pré-candidata ao governo, Professora Maria do Carmo (PL), que percorreu a região nesta quinta-feira (23/4) para ouvir as demandas da comunidade.

Atualmente, o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias são feitos por meio de pontes de madeira improvisadas. A precariedade da estrutura impacta diretamente o custo de vida e a segurança de quem depende do rio para sobreviver.

O impacto no dia a dia

Para quem vive do transporte fluvial, a situação é um desafio de resistência. José Augustinho, proprietário da embarcação Naiara Filha, explica que a dificuldade oscila conforme o nível do rio, mas o transtorno é permanente.

“Agora com o rio cheio ainda está bom, mas quando chega a estiagem a situação é ainda pior. Muitas já foram as promessas, mas nunca resolvem”, lamenta o proprietário.

Escuta ativa e diagnóstico regional

A visita a Pauini faz parte de uma caravana que percorreu nove municípios em cinco dias. O objetivo da Professora Maria do Carmo é realizar um diagnóstico das carências do interior para construir um plano de metas baseado na realidade local.

“É uma realidade que dói. Uma população que vive às margens do rio precisa de um porto digno para se conectar com o restante do estado. São décadas de espera que precisam ser encerradas com planejamento e execução”, afirmou a pré-candidata durante a caminhada pelas áreas de acesso às embarcações.

Um olhar para o futuro

O vice-prefeito de Pauini, Paulo Souza (PL), que acompanhou a comitiva, reforçou que a infraestrutura é a chave para destravar outras áreas, como saúde e educação. A sensação da comunidade é de que o tempo parou na logística regional, e a integração de esforços é vista como o único caminho para modernizar a cidade.

A mobilização em Pauini reforça o debate sobre a necessidade de políticas públicas de longo prazo para as calhas de rios do Amazonas, garantindo que o direito de ir e vir seja acompanhado de segurança e dignidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens