Manaus | 4 de junho de 2026 | 04:46:46

Interior do Amazonas recebe reforço no acesso à Justiça com a posse de novos defensores públicos

foto divulgação

MANAUS (AM) – O mapa da assistência jurídica gratuita no Amazonas ganhou novos reforços nesta sexta-feira (10/04). Em solenidade realizada na capital, cinco novos defensores públicos da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) foram empossados e já têm destino certo: as comarcas do interior do estado. A medida faz parte de uma estratégia de interiorização para garantir que o suporte jurídico chegue às regiões mais distantes e de difícil acesso.

Os novos defensores: Camila Cavalcante, Daiane Kassada, Evilásio da Costa, Natália de Almeida e Stefany Schmidt, são os primeiros nomeados do 5º concurso da instituição. A chegada dos profissionais acontece em um momento crucial de expansão da rede, que hoje conta com 154 defensores para atender os 62 municípios amazonenses.

Foco nas populações vulneráveis

Para o governador interino, Roberto Cidade, a presença da Defensoria no interior é o que garante dignidade para famílias que, muitas vezes, não teriam como arcar com os custos de um processo judicial.

“Conheço os 62 municípios e sei da dificuldade que é para uma mãe ou um pai quando precisa de um serviço jurídico. Por isso a importância desse apoio da Defensoria Pública chegar na ponta”, afirmou durante o evento.

O defensor público geral, Rafael Barbosa, reiterou que a nomeação é um passo estratégico. “Isso mostra o nosso compromisso com o interior. Esses cinco novos colegas vão reforçar equipes em municípios menores e com dificuldades geográficas de acesso”, destacou.

Uma espera de 12 anos

Para quem assume a missão, o sentimento é de responsabilidade social. A nova defensora Natália Feitosa de Almeida descreveu a posse como a realização de um sonho de mais de uma década. “Saber que vou contribuir com o acesso à justiça à população amazonense, sobretudo no interior, é algo muito gratificante”, disse.

Desde 2019, o estado tem investido na oxigenação do quadro da DPE-AM, com a posse de 78 novos membros nesse período. Atualmente, a instituição mantém 33 unidades físicas, sendo 13 polos fixos. Onde ainda não há sede própria, o atendimento é garantido por meio de unidades itinerantes e videoconferências, assegurando que nenhum cidadão fique sem amparo legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens