Uma nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira, 18 de março, traça o panorama da corrida eleitoral para o governo do Amazonas. Segundo os dados, a Professora Maria do Carmo (PL) lidera as intenções de voto com 41,8%, seguida de perto pelo senador Omar Aziz (PSD), que registra 40,4%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois principais pré-candidatos estão em situação de empate técnico.
O levantamento também mensurou o desempenho de outros nomes na disputa. O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece com 9,9% das intenções de voto, enquanto Tadeu de Souza (PP) soma 1%. Votos brancos, nulos e indecisos totalizam 6,9%.

Projeções de Segundo Turno
A AtlasIntel também simulou cenários de um eventual segundo turno. No confronto direto entre os líderes, Maria do Carmo aparece com 45,3% contra 44,9% de Omar Aziz — mantendo a tendência de equilíbrio acentuado. Em um cenário contra David Almeida, a pré-candidata do PL alcança 46%, enquanto o atual prefeito registra 20,5%.
Disputa pelo Senado
O cenário para o Senado Federal apresenta uma disputa mais fragmentada. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece na frente com 24%, seguido pelo senador Eduardo Braga (MDB), que tem 19,3%.
Confira o desempenho dos demais nomes citados:
Plínio Valério (PSDB): 17,4%
Marcelo Ramos (PT): 15,3%
Roberto Cidade (União): 5,2%
Marcos Rotta (PDT): 2,4%
Marília Freire (PSOL): 1,7%
Metodologia
A pesquisa ouviu 1.138 eleitores em 61 municípios do Amazonas entre os dias 11 e 15 de março. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.





