Manaus | 4 de junho de 2026 | 04:56:19

Força-tarefa amplia buscas no Rio Amazonas após naufrágio; 7 pessoas seguem desaparecidas

Foto: Mauro Neto/Secom

MANAUS – A busca pelos sete desaparecidos no naufrágio da lancha Lima de Abreu XV entrou em uma fase crítica nesta segunda-feira (16). Após percorrerem mais de 10 quilômetros rio abaixo, as equipes de resgate enfrentam agora o desafio das correntes de arrasto e da baixa visibilidade no Rio Amazonas. Até o momento, dois óbitos foram confirmados e cinco sobreviventes já receberam alta médica.

Tecnologia de ponta e reforço interestadual

A operação, que conta com 25 mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), ganhou o reforço de equipamentos enviados pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo. Estão sendo utilizados três sonares subaquáticos: dois para mapear o leito do rio e um terceiro específico para a detecção de metais, na tentativa de localizar o casco da embarcação.

O uso de drones e um helicóptero auxilia na varredura aérea, mas o cenário é complexo. Segundo o Coronel Orleilso Muniz, comandante do CBMAM, a hidrodinâmica da região onde os rios se encontram é um dos maiores obstáculos.

“Existem fatores que complicam a operação: correntes de arrasto, diferença de densidade entre as águas e a formação de redemoinhos. Ontem, uma chuva torrencial praticamente inviabilizou o trabalho à tarde”, explicou o comandante.

Atendimento às famílias

A partir de hoje (16), o posto de acolhimento aos familiares das vítimas foi transferido para o Porto Privatizado de Manaus (Roadway). O local funcionará das 8h às 18h com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).

O objetivo é centralizar as informações e oferecer suporte emocional enquanto as buscas continuam. O vice-prefeito de Nova Olinda do Norte, Cristian Martins, acompanha as ações na base de operações e destacou o empenho das forças de segurança nas buscas pelos cidadãos do interior do estado.

Dinâmica da tragédia

O naufrágio ocorreu na última sexta-feira. Desde então, uma força-tarefa integrada entre Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos de saúde atua no resgate. Cinco adultos que deram entrada em unidades de saúde da capital já foram liberados.

As buscas foram retomadas nas primeiras horas desta manhã. A prioridade das equipes é localizar a embarcação submersa, o que pode indicar o paradeiro dos sete passageiros que ainda não foram encontrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens