MANAUS – O investimento em tecnologia de monitoramento está mudando o cenário da segurança pública no Amazonas. Nos últimos quatro anos, desde a implementação do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, popularmente conhecido como Paredão, o estado registrou uma redução drástica de 75% nos roubos de veículos.
Os números da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) são ainda mais impactantes quando analisados a longo prazo: comparando os 587 casos registrados em 2025 com o pico histórico de 5.975 ocorrências em 2011, a queda chega a 90,1%.
O menor índice da série histórica
O ano de 2025 consolidou a tendência de queda. Em relação a 2024, os roubos de veículos diminuíram 31%, alcançando o menor patamar já registrado no estado. Além dos roubos, os furtos também apresentaram uma retração de 9%.
De acordo com o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, o sucesso da operação se deve ao “casamento” entre tecnologia e inteligência policial. “Temos um resultado expressivo a partir do Paredão, que é um aliado importante, mas claro que sem a expertise e a ação forte da Polícia Militar e da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), esses números não seriam possíveis”, destacou.
Como funciona o “Paredão”
O sistema é considerado um dos mais modernos do Brasil e funciona através de uma rede integrada que inclui:
Câmeras fixas e totens em pontos estratégicos de Manaus.
Tecnologia de Reconhecimento Facial.
Câmeras Embarcadas: Desde julho de 2025, as novas viaturas da PM e PC contam com câmeras de leitura automática de placas que atuam tanto na capital quanto no interior.
A tecnologia permite que, ao identificar uma placa com restrição de roubo ou furto, o sistema envie imagens em tempo real para o Centro Integrado de Análise de Imagens (Ciaisp). As equipes de rua mais próximas são acionadas imediatamente para a abordagem.
Recuperação de Bens
Apenas com as câmeras acopladas às viaturas lançadas no último ano, 85 veículos foram recuperados de forma imediata (72 em Manaus e 13 no interior). No total, as ações integradas conseguiram localizar 1.409 veículos em 2025, que foram devolvidos aos seus proprietários após os procedimentos na DERFV.





