A corrida pelo Governo do Amazonas em 2026 ganhou contornos de confronto direto logo nos primeiros dias do ano. A pré-candidata Professora Maria do Carmo (PL), que vem figurando em segundo lugar nas principais sondagens de intenção de voto, utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (6) para reagir à crescente onda de ataques que vem recebendo. O tom da educadora e empresária foi de desafio aos adversários, sinalizando que a estratégia da oposição será o enfrentamento aberto.
O crescimento de Maria do Carmo tem alterado a temperatura dos bastidores em Manaus. Ao ultrapassar nomes tradicionais e até o atual prefeito da capital em levantamentos recentes, a pré-candidata passou a ocupar o posto de principal ameaça ao status quo. Segundo ela, o aumento das críticas e o uso de “blogs de aluguel” são reflexos diretos do incômodo que sua viabilidade eleitoral tem causado nos grupos que dominam o estado há décadas.
“É impressionante como o ‘sistema’ entra em pânico quando o povo começa a sair do trilho que a velha política desenhou. Tentam me destruir de toda forma”, afirmou Maria do Carmo, em vídeo publicado em seus canais oficiais.
O embate entre o “novo” e o tradicional
Diferente de figuras políticas forjadas em gabinetes, Maria do Carmo tem explorado sua trajetória como mulher e empreendedora para se distanciar dos vícios da política tradicional. No vídeo, ela direcionou críticas severas à gestão municipal e ao que classificou como “obras que viraram esqueletos”, em uma clara alusão aos gastos públicos dos atuais gestores.
Para analistas, a postura “destemida” da Professora é uma tentativa de consolidar o voto de opinião e o eleitorado que busca uma alternativa fora do eixo político habitual. Ao afirmar que seus oponentes “nunca souberam disputar no voto limpo”, ela traz para o centro do debate a ética eleitoral, posicionando-se como uma outsider resistente às pressões do poder.
Rumo ao interior
Além da capital, o projeto do PL agora foca na expansão para o interior do estado. O discurso de “enterrar a velha política” deve ser o fio condutor das agendas de Maria do Carmo nos próximos meses.
“Quem decide eleição é o povo. E o povo está abrindo o olho”, pontuou a pré-candidata, encerrando o pronunciamento com um recado direto aos adversários que subestimaram sua força no início da pré-campanha. Com o tabuleiro eletral em ebulição, 2026 começa com a promessa de ser uma das disputas mais acirradas da história recente do Amazonas.
Veja o vídeo de Maria do Carmo clicando AQUI





