Manaus | 4 de junho de 2026 | 04:56:35

Fim de uma era? Maduro enfrentará tribunal nos EUA e Venezuela não será mais atacada

WASHINGTON/CARACAS – O cenário político da América Latina sofreu sua mudança mais drástica em décadas. O Secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou neste sábado (03) que Nicolás Maduro está sob custódia e será processado criminalmente nos Estados Unidos. A declaração traz um encerramento súbito à intervenção militar iniciada na madrugada, sinalizando que o foco agora é a justiça, e não mais as armas.

Do Campo de Batalha para a Corte

De acordo com o senador Mike Lee, que manteve conversas diretas com Rubio, a estratégia de Washington mudou instantaneamente após a captura. “As ações militares que vimos na madrugada foram para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”, explicou Lee. Com o objetivo alcançado, Rubio assegurou que não haverá novos ataques à Venezuela.

O Desmonte do Regime

A operação, autorizada pelo presidente Donald Trump, foi cirúrgica e devastadora para a estrutura de comando do regime:

Alvos Estratégicos: Explosões atingiram o Forte Tiuna (sede da Defesa) e a Base Aérea de La Carlota.

Captura de Cúpula: Além de Maduro, sua esposa, Cilia Flores, também foi detida.

Justificativa Legal: Os EUA devem processar Maduro por acusações de narcoterrorismo e corrupção, baseando-se em indiciamentos que já tramitavam na justiça norte-americana.

O Que Acontece Agora?

O mundo agora se pergunta se este é, de fato, o fim definitivo do “Chavismo-Madurismo”. Enquanto as armas silenciam em Caracas, o debate jurídico começa em solo americano.

image 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens