Manaus | 25 de julho de 2026 | 13:56:24

CNH: Quais as drogas detectadas no novo exame toxicológico do Detran; veja lista

Motoristas habilitados nas categorias C, D e E já estão obrigados a cumprir as novas regras do exame toxicológico, exigido para renovação da CNH e manutenção da regularidade junto ao Detran. A medida integra as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como principal objetivo reduzir acidentes causados por uso de drogas ao volante.

O exame, realizado a partir de amostras de cabelo, pelos ou unhas, consegue identificar substâncias psicoativas consumidas até 90 dias antes da coleta. A tecnologia utilizada pelos laboratórios homologados permite apontar padrões de uso e presença mínima de componentes químicos ligados às drogas ilegais.

Drogas detectadas no exame toxicológicoO novo toxicológico é capaz de identificar, entre outras:

Maconha (THC)

Cocaína e metabólitosCrackMerlaAnfetaminasMetanfetaminasEcstasy (MDMA)MDA

Opioides (morfina, heroína e derivados)

CodeínaBenzodiazepínicosK2 / Spice (maconha sintética)

Outras substâncias psicoativas classificadas como ilícitas no paísEssas drogas podem comprometer reflexos, percepção, coordenação motora e tomada de decisões, fatores diretamente ligados ao aumento do risco de acidentes nas rodovias.

Quem precisa fazer o exame?Motoristas das categorias C, D e EProfissionais que exercem atividade remunerada (EAR) nessas categoriasCondutores que estejam renovando a CNHQuem atingir 30 pontos no período de avaliação, dependendo da legislação estadual.

A não realização do exame no prazo adequado pode gerar multa, suspensão da CNH e bloqueio para renovação ou contratação em empresas de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens