A capital paraense Belém, que sedia a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), conta com a participação de uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. A Universidade Nilton Lins (UNL) está presente no evento para colocar as experiências regionais e a busca por recursos no centro das discussões globais sobre clima e bioeconomia.
A vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNL, Cleuciliz Santana, representa a instituição na “Zona Azul” da conferência, área oficial e restrita onde ocorrem as negociações diplomáticas e as deliberações.
Amazonas Busca Financiamento e Parcerias
Na abertura do evento, a UNL participou de debates focados em temas críticos como desenvolvimento sustentável, segurança hídrica e descarbonização da economia. Segundo a vice-reitora, a participação é fundamental para o intercâmbio de conhecimento e a busca por investimentos.
“A participação em um evento deste porte é fundamental para compartilhar nossas experiências e aprendizados, além de contribuir para as discussões globais sobre as mudanças climáticas e bioeconomia”, afirmou Cleuciliz Santana.
Um dos focos da presença da instituição é justamente a atração de capital para projetos regionais. “A busca por recursos é uma das prioridades das instituições de pesquisa amazônicas e brasileiras em geral”, avalia a vice-reitora. “Precisamos de financiamento federal e internacional para avançar nos projetos e propostas que visam promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região e a COP 30 é uma oportunidade para buscarmos parcerias e recursos para nossas iniciativas.”
Projetos Locais em Destaque
Durante a COP30, a Universidade Nilton Lins apresentará diversas ações e projetos desenvolvidos no Amazonas, demonstrando seu compromisso com a causa ambiental. Entre as iniciativas que serão compartilhadas estão:
O programa ESG (Ambiental, Social e de Governança) da instituição.
Pesquisas aplicadas e voltadas para o setor de bioeconomia.
As atividades da incubadora inBioTa, que atua tanto em Manaus quanto no interior do Estado.
Projetos de inovação desenvolvidos em diferentes frentes no Amazonas.








