Manaus | 5 de agosto de 2026 | 02:58:18

Val Marchiori inicia quimioterapia contra câncer de mama e usa touca gelada para evitar queda de cabelo

foto reprodução das redes

A socialite Val Marchiori, de 51 anos, iniciou nesta quarta-feira (15) seu tratamento contra o câncer de mama com a primeira sessão de quimioterapia. Diagnosticada em setembro, ela passará por cinco sessões no total. Pelas redes sociais, Val compartilhou um vídeo mostrando os bastidores do procedimento e falou sobre o impacto físico e emocional do momento.

“Foi bem difícil, estou me recuperando, mas sigo firme”, afirmou a empresária, que apareceu usando uma touca de crioterapia, equipamento que ajuda a reduzir a queda de cabelo, um dos efeitos colaterais mais temidos por pacientes em tratamento oncológico.

Método alternativo para preservar os fios

Desde que anunciou o diagnóstico, Val Marchiori expressou sua preocupação com a queda de cabelo. Para tentar evitar o efeito, ela aderiu ao uso da touca gelada, tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada por pacientes durante a quimioterapia.

Segundo a dermatologista Rafaela Tinoco, o equipamento age resfriando o couro cabeludo antes, durante e após a aplicação da medicação. “O frio provoca vasoconstrição, o que reduz o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a quantidade de quimioterápico que chega aos folículos capilares. Isso ajuda a preservar os fios”, explica.

Estudos publicados em revistas científicas como JAMA Oncology e The Lancet Oncology apontam que o uso da touca pode preservar entre 50% e 70% dos cabelos, dependendo do tipo de medicação utilizada.

Quem pode usar a touca de crioterapia

Embora seja eficaz, o uso da touca gelada não é recomendado para todos os pacientes. De acordo com a especialista, casos de câncer hematológico ou com metástases no couro cabeludo estão entre as contraindicações.

Além disso, o tratamento deve ser feito sob supervisão profissional, com controle rigoroso da temperatura para evitar efeitos adversos como dores de cabeça, tontura e desconforto pelo frio excessivo.

O custo da sessão com o equipamento varia entre R$ 800 e R$ 1.500 em clínicas particulares. No entanto, alguns hospitais especializados em oncologia já oferecem o serviço gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens