O piloto do balão que caiu neste sábado (21) em Santa Catarina, deixando oito mortos, quebrou o silêncio e revelou os momentos de desespero vividos a bordo. Segundo ele, o incêndio teve início dentro do cesto, provocado por um maçarico auxiliar, equipamento de segurança que pode reacender a chama principal.“Não sei se ele ficou aceso ou se religou sozinho, mas começou a pegar fogo no cesto. Imediatamente tentei descer o balão e pedi que todos pulassem”, relatou o piloto à polícia. Dos 21 ocupantes, 13 conseguiram saltar a tempo, incluindo o próprio condutor.
No entanto, quando mais pessoas começaram a pular, o balão, agora mais leve, voltou a subir repentinamente, impedindo que os demais escapassem. Oito pessoas não conseguiram se salvar: quatro morreram carbonizadas no ar e quatro faleceram na queda.
O caso comoveu o país e chamou atenção para a segurança em voos turísticos de balão. De acordo com o delegado regional Rangel Stefanini, três das vítimas foram encontradas abraçadas dentro do cesto, em um último gesto de desespero e solidariedade.
A Polícia Civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e os Bombeiros estão investigando a causa exata do acidente. A área foi isolada para perícia.







