Manaus | 4 de junho de 2026 | 07:18:15

Condenada pelo STF, Zambelli pede Pix a seguidores para pagar R$ 2 milhões

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pagar R$ 2 milhões por danos morais coletivos, iniciou nesta segunda-feira (20) uma campanha nas redes sociais pedindo doações via Pix.

A condenação está relacionada à sua participação em atos considerados antidemocráticos pelo Judiciário.Zambelli divulgou a chave Pix vinculada à sua equipe e afirmou que o valor será utilizado para quitar a indenização imposta pelo STF.

Em vídeos e publicações, a parlamentar se apresenta como vítima de uma “perseguição política” e convoca seus apoiadores a “defenderem a liberdade de expressão”.

A decisão do STF faz parte do julgamento de ações que envolvem parlamentares e influenciadores acusados de estimular ataques ao sistema democrático e de desacreditar instituições públicas. A multa milionária é uma forma de reparação por danos morais coletivos à sociedade brasileira.

Segundo o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, Zambelli ultrapassou os limites da imunidade parlamentar ao incitar manifestações golpistas e disseminar informações falsas. Além da multa, ela também está sujeita a outras sanções civis e penais em processos correlatos.

A campanha de arrecadação dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto apoiadores fazem transferências e compartilham o Pix, críticos apontam a iniciativa como “afronta à justiça” e “manobra populista”.

A defesa da deputada informou que deve recorrer da condenação, mas reconhece a obrigação de cumprir a decisão enquanto estiver em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens