O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira (13) a notificação de mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. A medida faz parte da “Operação Sem Desconto”, que apura fraudes associativas realizadas entre 2019 e 2024, com prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões.
As comunicações serão feitas exclusivamente pelo aplicativo ou site “Meu INSS”. A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão confirmar se autorizaram ou não os descontos, e aqueles que não reconhecerem as cobranças terão o direito de solicitar o reembolso de forma totalmente digital.
Caso o aposentado ou pensionista identifique o desconto como indevido, a entidade responsável terá 15 dias úteis para apresentar a comprovação da autorização. Se não conseguir, terá mais 15 dias para devolver os valores ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário.
O órgão também informou que entre os dias 26 de maio e 6 de junho serão devolvidos R$ 292,7 milhões retidos pela Previdência, referentes a descontos aplicados na folha de abril, antes que os repasses fossem feitos às entidades suspeitas.
O INSS reforça que não entrará em contato por telefone, mensagem de texto ou e-mail. Qualquer abordagem fora do app oficial deve ser considerada tentativa de golpe. Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.A operação já levou ao afastamento de servidores, bloqueio de bens e uma ampla investigação sobre o envolvimento de sindicatos, associações e até funcionários do próprio INSS no esque







