Manaus | 1 de agosto de 2026 | 19:42:24

Indígenas do AM realizam ritual para enviar boas energias a ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025

Ritual ocorreu na aldeia Inhaã-bé, situada às margens do rio Tarumã-Açu, na zona rural de Manaus, onde está localizada a primeira sala de cinema em território indígena no Norte do Brasil

Nas vésperas do Oscar 2025, indígenas realizaram um ritual na aldeia Inhaã-bé, no Amazonas, nesta sexta-feira (28), para transmitir boas energias ao filme brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Com esperança de que a produção conquiste uma ou mais estatuetas na maior premiação do cinema mundial, a cerimônia reuniu membros da comunidade para uma celebração especial. Assista ao ritual no vídeo acima.

A aguardada cerimônia do Oscar acontece neste domingo (2), com transmissão ao vivo pela TV Globo e g1. O filme nacional concorre em três categorias e pode fazer história para o Brasil na premiação.

O ritual ocorreu na aldeia situada às margens do rio Tarumã-Açu, na zona rural de Manaus, onde, no início de fevereiro, foi inaugurada a primeira sala de cinema em território indígena do Norte do Brasil. No fim da tarde, indígenas se reuniram diante do espaço cultural para dar início à cerimônia.

A responsável pelo ritual foi a pajé-curandeira A-yá Kukamíria, do povo Kukama. Segundo ela, o procedimento incluiu diferentes momentos: uma bênção para os presentes e para o filme, seguida de um canto de guerra e da tradição da defumação, destinada a emanar boas energias.

A iniciativa reforça a conexão entre a cultura indígena e o cinema, celebrando a representatividade do filme Ainda Estou Aqui e a importância da presença brasileira no Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens